Arquivo diário 04/08/2020

porDiego Ferreira Santos

Agosto – 2020

Laboratório de Aplicações de Supercondutores desenvolve método de abastecimento automático para o Maglev-Cobra

A invenção propõe a automação do sistema de abastecimento de nitrogênio líquido nos diversos tanques criogênicos do equipamento de levitação do veículo Maglev-Cobra, desenvolvido na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mais detalhes.

Engenheiros da Coppe desenvolvem novo sistema de freios para o Maglev-Cobra

A solução apresenta o diferencial de operar em veículo sem rodas e incorpora um sistema que assegura aos passageiros a parada automática do veículo em casos de falta de energia elétrica. Mais detalhes.

Parceria entre UFRJ e UFPE resulta em avanços na área da ressonância magnética

A tecnologia consiste num processo de encapsulamento de carbon dots com metais, nos quais foi possível realizar a inserção de íons de manganês, ferro ou európio de modo a viabilizar seu uso como agentes de contraste para ressonância magnética. A ideia é que, no futuro, esses agentes de contrastes possam ser projetados para reconhecer marcadores tumorais e órgãos específicos, aumentando assim a acurácia dos diagnósticos que façam uso de ressonância magnética. Mais detalhes.

Agência disponibiliza vinte novos artigos técnicos sobre inovação, empreendedorismo e temas relacionados

Writing letter to a friend. Selective focus and shallow depth of field.

A Agência UFRJ de Inovação disponibilizou recentemente uma série de 20 novos artigos técnicos relacionados a inovação, empreendedorismo e temas relacionados. Os trabalhos são de autoria do desenhista industrial Paulo Reis e tratam sobre os seguintes assuntos:

Vol 51 – Compartilhamento, Inteligência Coletiva e Autopoiesis

Vol 50 – Roadmapping e Desenho de Cenários

Vol 49 – Estudos de Metodologia para Projeto Formativo de Pensamento Crítico e Construção de Competências Técnicas

Vol 48 – Articuladores de Conhecimentos – Knowledge Brokers

Vol 47 – Estruturas de Mapeamento para o Place Branding

Vol 46 – As Lógicas da Economia da Colaboração

Vol 45 – Pós Covid-19 – Tendências

Vol 44 – O Trabalho Baseado em Projetos

Vol 43 – A Lógica das Cidades e o Place Branding

Vol 42 – Mapas – Práticas e Projetos da Economia Colaborativa na Transformação Social

Vol 41 – Mapa de Saberes Periféricos – A Busca por Conectores

Vol 40 – Tendências e Cenários de Futuro

Vol 39 – Sujeito, Estresse, Empatia e Engajamento

Vol 38 – Mapas; Revolução Cognitiva e Transformação Social

Vol 37 – Mapas como Ferramenta de Transformação Social

Vol 36 – O Contexto da Inovação

Vol 35 – Subjetividade e Poder

Vol 34 – A Dinâmica da Dança dos Unicórnios

Vol 33 – Ética, Trabalho e Pesquisa na Pós-modernidade

Vol 32 – Novo Ciclo da Inovação Social

INPI examina com prioridade pedidos de patente de startups

As startups podem solicitar ao INPI, desde 30 de julho, que seus pedidos de patente sejam examinados com prioridade. A iniciativa busca ajudar as empresas de base tecnológica a se consolidarem no mercado, uma vez que a patente atesta a originalidade de suas invenções e facilita sua comercialização. Mais detalhes.

Abertas as inscrições para o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2020

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis divulgou, no início de julho, o edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica. Seu objetivo é reconhecer e premiar os resultados associados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que representem inovação tecnológica de interesse do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis. Mais detalhes.

Faperj anuncia edital de apoio a lançamento de Polo de Inovação Tecnológica do Agronegócio, pela Embrapa

A Faperj anunciou que irá apoiar a criação de um “Polo de Inovação Tecnológica do Agronegócio”, iniciativa da Embrapa. A ideia é conectar as dezenas de unidades e centros de pesquisa instalados nas diversas regiões do Brasil com outros atores, visando o fortalecimento do ecossistema de inovação na cadeia brasileira do agronegócio.  Mais detalhes.

Chamada Vinnova-Embrapii abre oportunidades para projetos inovadores entre Brasil e Suécia

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) junto com a Vinnova, agência governamental sueca para pesquisa e desenvolvimento, abriu uma chamada de colaboração internacional para realizar projetos de pesquisa e inovação a partir de 2021, no Brasil. O público-alvo é formado por qualquer empresa, prestadora de serviços ou instituição de pesquisa que esteja desenvolvendo um projeto inovador com valor agregado para a economia ou para a indústria. Mais detalhes.

Agência UFRJ de Inovação Rua Hélio de Almeida, s/n | Incubadora de Empresas Coppe/UFRJ – Prédio 2
2º andar | CEP 21941-614Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro – RJ
www.inovacao.ufrj.br