Em 07 Agosto 2017

Nos dias 16 e 17 de agosto, será realizado I Encontro de Sensibilização UFRJ pela Acessibilidade no Auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco,  localizado no subsolo do Bloco K do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária (Ilha do Fundão), à Avenida Carlos Chagas Filho, 373, no Rio de Janeiro.

O I ESUA é uma promoção da Reitoria por meio do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva (FPAI), realizado pela Comissão Executiva e pela Câmara Acadêmica do FPAI em parceria com o Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Comunicacionais (NCE/UFRJ) e conta com o apoio do Sistema de Alimentação da UFRJ e da Cibus Empresa Júnior dos Cursos de Gastronomia e Nutrição.

As inscrições são gratuitas. Para informações e inscrições, acesse o site do evento.

Em 24 Maio 2017

O Salão Nobre da Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) receberá no dia 31 de maio, às 10h, com imensa satisfação o lançamento oficial do primeiro número da revista eletrônica Práticas em Gestão Pública Universitária (PGPU), um periódico semestral, fruto da iniciativa da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que visa a compartilhar o conhecimento técnico-científico, as vivências e as inovações na área de Gestão Pública Universitária no país, tendo caráter interdisciplinar.

Para mais informações acesse https://revistas.ufrj.br/index.php/pgpu/index ou entre em contato através dos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Em 08 Fevereiro 2017

No dia 30 de janeiro, o Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro comemorou os seus 58 anos de existência. Durante estes anos de intensas e profícuas atividades acadêmicas, passaram, e passam diariamente, pelas salas de aula e pelos laboratórios do IQ-UFRJ renomados professores e pesquisadores, bem como valorosos estudantes, que contribuíram, e contribuem efetivamente, através de sua dedicação e empenho, para a consolidação de nossa Unidade como um notável centro de referência brasileiro no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.

O Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ/UFRJ) foi fundado no ano de 1959 durante a gestão do Magnífico Reitor Professor Pedro Calmon, pela Resolução nº 04, de 30 de janeiro de 1959, do Conselho Universitário da Universidade do Brasil.

A sua criação teve como objetivo principal implementar uma unidade especializada na pesquisa e no estudo da Química, área com uma grande carência de profissionais qualificados no país naquela época.

Ao todo, o IQ formou mais de 1.000 bacharéis e licenciados e mais de 2.000 defesas de Mestrado e Doutorado foram realizadas.

Fonte: IQ-UFRJ

Em 08 Fevereiro 2017

O Observatório do Valongo preparou um calendário com os principais eventos astronômicos para o ano de 2017 a serem observados no Brasil e principalmente na cidade e Estado do Rio de Janeiro. Confira no link abaixo:

Confira a página do OV para maiores informações

Em 16 Novembro 2016

Visando a debater o papel específico do ensino de Artes e sua sustentabilidade nas universidades brasileiras, a UFRJ promoverá nos dias 22/11, 23/11 e 24/11 o I Encontro O Ensino de Artes na Formação Universitária. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Graduação, Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Pró-Reitoria de Extensão e Fórum de Ciência e Cultura. Num momento em que a educação pública brasileira se vê ameaçada pela PEC 241 (agora PEC 55/2016, no Senado) e pela Medida Provisória 746, que retira a obrigatoriedade do ensino de Artes dos currículos, o Encontro (planejado desde o início do ano) ganha ainda mais importância.

Além de debater, o evento pretende incorporar as novas dimensões e demandas sociais, culturais e profissionais, de modo a responder às expectativas externas e realidades acadêmicas da UFRJ. E desenvolver, a partir daí, “uma pauta local de discussão de avaliação didático-pedagógica no contexto da educação pública universitária”.

O Encontro pretende também discutir mais especificamente os caminhos das artes na formação do autor, do artista, do designer, do pesquisador e do professor, bem como os seus lugares na sociedade. Segundo a organização, o evento tem a função de oferecer “um compartilhamento institucional com o público de uma pauta relevante para a Universidade e demais segmentos da sociedade”.

Encontro dividido em seis eixos temáticos O Ensino de Artes na Formação Universitária na UFRJ está estruturado em seis eixos temáticos, compreendidos entre mesas, rodas de conversa e grupos de trabalho. São eles: O Ensino de Artes na UFRJ; Artes na Educação Básica; Artes na Formação Universitária; Artes e(m) Pesquisa, Ciências e Tecnologia; Artes e Diálogos Interculturais e Artes e Extensão.

Como resultado, o debate desenvolvido entre as áreas de Artes elaborará uma escrita preliminar sobre os temas em contribuição às discussões do ensino, pesquisa e extensão e às políticas culturais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

As atividades ocorrerão no CT e no CCMN, na Cidade Universitária, e serão abertas à comunidade acadêmica e ao público.

Para mais informações, acesse www.ensinodeartes.ufrj.br.

Fonte: ufrj.br

Em 22 Julho 2016

A Coordenação de Políticas e Saúde do Trabalhador (CPST) realizará no dia 28 de julho a palestra Envelhecimento Saudável. O evento será aberto a todos. A palestra acontece às 11:45h, na sala 521 do Instituto de Química, no prédio do CT. Para mais informações, entre em contato com Myrian Cardoso (CPST) - 3867-6543 ou Rachel Melo (Secretaria do Gabinete da Direção IQ) 3938-7002.