Em 01 Agosto 2018

A Seção de Ensino da Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza informa que, a partir de 1 de agosto de 2018, o atendimento para revalidação de diplomas de graduação e pós-graduação ocorrerá somente às terças-feiras, no horário de 10h às 14h.

Os documentos necessários e o formulário para a revalidação de diplomas encontram-se neste link.

Em caso de dúvidas ou maiores informações, entre em contato através do e-mail ensinoccmn.ufrj.br.

Em 23 Fevereiro 2018

Conforme resolução do CEG, seguem algumas datas importantes:

Primeiro período letivo para os cursos de graduação: de 12 de março de 2018 a 14 de julho de 2018.

Segundo período letivo para os cursos de graduação: de 06 de agosto de 2018 a 15 de dezembro de 2018.

Pedidos de inscrição em disciplinas:

Primeiro período: de 19 a 28 de fevereiro de 2018.

Segundo período: de 19 a 28 de julho de 2018.

Alteração de pedido de inscrição em disciplinas:

Primeiro período: de 12 a 21 de março de 2018.

Segundo período: de 06 a 15 de agosto de 2018.

Desistência (trancamento) de inscrição em disciplinas:

Primeiro período letivo: de 09 a 20 de abril de 2018.

Segundo período letivo: de 06 a 17 de setembro de 2018.

Veja na íntegra a Resolução CEG 5/2017 neste link aqui.

Em 07 Agosto 2017

Nos dias 16 e 17 de agosto, será realizado I Encontro de Sensibilização UFRJ pela Acessibilidade no Auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco,  localizado no subsolo do Bloco K do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária (Ilha do Fundão), à Avenida Carlos Chagas Filho, 373, no Rio de Janeiro.

O I ESUA é uma promoção da Reitoria por meio do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva (FPAI), realizado pela Comissão Executiva e pela Câmara Acadêmica do FPAI em parceria com o Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Comunicacionais (NCE/UFRJ) e conta com o apoio do Sistema de Alimentação da UFRJ e da Cibus Empresa Júnior dos Cursos de Gastronomia e Nutrição.

As inscrições são gratuitas. Para informações e inscrições, acesse o site do evento.

Em 24 Maio 2017

O Salão Nobre da Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) receberá no dia 31 de maio, às 10h, com imensa satisfação o lançamento oficial do primeiro número da revista eletrônica Práticas em Gestão Pública Universitária (PGPU), um periódico semestral, fruto da iniciativa da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que visa a compartilhar o conhecimento técnico-científico, as vivências e as inovações na área de Gestão Pública Universitária no país, tendo caráter interdisciplinar.

Para mais informações acesse https://revistas.ufrj.br/index.php/pgpu/index ou entre em contato através dos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Em 08 Fevereiro 2017

No dia 30 de janeiro, o Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro comemorou os seus 58 anos de existência. Durante estes anos de intensas e profícuas atividades acadêmicas, passaram, e passam diariamente, pelas salas de aula e pelos laboratórios do IQ-UFRJ renomados professores e pesquisadores, bem como valorosos estudantes, que contribuíram, e contribuem efetivamente, através de sua dedicação e empenho, para a consolidação de nossa Unidade como um notável centro de referência brasileiro no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.

O Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ/UFRJ) foi fundado no ano de 1959 durante a gestão do Magnífico Reitor Professor Pedro Calmon, pela Resolução nº 04, de 30 de janeiro de 1959, do Conselho Universitário da Universidade do Brasil.

A sua criação teve como objetivo principal implementar uma unidade especializada na pesquisa e no estudo da Química, área com uma grande carência de profissionais qualificados no país naquela época.

Ao todo, o IQ formou mais de 1.000 bacharéis e licenciados e mais de 2.000 defesas de Mestrado e Doutorado foram realizadas.

Fonte: IQ-UFRJ

Em 08 Fevereiro 2017

O Observatório do Valongo preparou um calendário com os principais eventos astronômicos para o ano de 2017 a serem observados no Brasil e principalmente na cidade e Estado do Rio de Janeiro. Confira no link abaixo:

Confira a página do OV para maiores informações