58 anos da fundação do Instituto de Química da UFRJ

Em 17/02/08

No dia 30 de janeiro, o Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro comemorou os seus 58 anos de existência. Durante estes anos de intensas e profícuas atividades acadêmicas, passaram, e passam diariamente, pelas salas de aula e pelos laboratórios do IQ-UFRJ renomados professores e pesquisadores, bem como valorosos estudantes, que contribuíram, e contribuem efetivamente, através de sua dedicação e empenho, para a consolidação de nossa Unidade como um notável centro de referência brasileiro no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.

O Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ/UFRJ) foi fundado no ano de 1959 durante a gestão do Magnífico Reitor Professor Pedro Calmon, pela Resolução nº 04, de 30 de janeiro de 1959, do Conselho Universitário da Universidade do Brasil.

A sua criação teve como objetivo principal implementar uma unidade especializada na pesquisa e no estudo da Química, área com uma grande carência de profissionais qualificados no país naquela época.

Ao todo, o IQ formou mais de 1.000 bacharéis e licenciados e mais de 2.000 defesas de Mestrado e Doutorado foram realizadas.

Fonte: IQ-UFRJ