pagina cursos

acadêmico > graduação

ASTRONOMIA

Para a formação do astrônomo, é fundamental a vivência, treino, análise e síntese, construídos com o enfoque observacional que o capacite a pensar no contexto astronômico. É igualmente fundamental uma base sólida em Física e Matemática. Além disso, o recém formado deve ter uma visão ampla da Astronomia, necessária à identidade profissional.

site: Astronomia


CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Formar profissionais na área de Computação e Informática, com sólidos fundamentos em Ciência da Computação com vistas ao mercado profissional, tanto nas áreas teórica e de aplicação de computadores, como no projeto e desenvolvimento de equipamentos e software básico, utilizando modernas tecnologias da Engenharia de Software. O Curso realiza uma excelente preparação para estudos avançados (mestrado e doutorado) visando a carreira acadêmica em Ciência da Computação.

site: Ciência da Computação


CIÊNCIAS ATUARIAIS

O Curso de Atuária na UFRJ tem ênfase nos ramos "vida" (Previdência) e "não-vida" (seguros em geral), sendo agregados ainda os aspectos de finanças e de administração de riscos. Optamos por fornecer um sólido embasamento em métodos Matemáticos da Atuária, determinísticos e estocásticos, sem perder de vista a natureza aplicada e o compromisso com o mercado de trabalho. Procura-se, assim, sinalizar com clareza para a Sociedade, em geral, e para o mercado de Atuária, em particular, o papel da Universidade. Esse, ao nosso ver, deve ser prioritariamente voltado para a compreensão dos mecanismos geradores do saber, devendo, portanto, evitar a reprodução automática, e sem questionamento, das técnicas resultantes desse processo.

site: Ciências Atuariais


ESTATÍSTICA

O curso de Estatística UFRJ tem uma duração prevista de 4 anos e, nos dois primeiros anos busca dar forte base matemática e computacional, ferramentas importantes para um bom estatístico. Assim, o aluno deverá cursar disciplinas de Cálculo, Álgebra Linear e de Computação, além das disciplinas básicas de Teoria das Probabilidades e Inferência Estatística. O currículo do curso (grade curricular) foi reformado e sua nova versão foi implantada a partir do ano 2000.

site: Estatística


FÍSICA

O curso de Física da UFRJ é voltado atualmente para formar o Físico-Pesquisador. O Físico-Pesquisador trabalha essencialmente na pesquisa científica em universidades e centros de pesquisa, no ensino universitário a nível de graduação e pós-graduação, e em atividades de extensão e apoio à comunidade. Necessita, para tanto, de formação consistente e postura crítica. Essas qualidades são aprimoradas ao longo dos quatro anos de duração do curso, que é oferecido em regime de tempo integral.

site: Física


FÍSICA MÉDICA

Forma o Físico Médico - um profissional de um ramo da Física que compreende a aplicação dos conceitos, leis, modelos e métodos da Física para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. É uma das habilitações do curso de Física, coordenada pelo Instituto de Física da UFRJ com a participação do Instituto de Ciências Biomédicas, do Instituto de Biofísica, da COPPE, do Hospital Universitário Clementino Fraga Física, todos da UFRJ, e do IRD/CNEN (Instituto de Radioproteção e Dosimetria da Comissão Nacional de Engenharia Nuclear), do INCa (Instituto Nacional do Câncer e do IEN/CNEN (Instituto de Engenharia Nuclear).

site: Física Médica


GEOGRAFIA

O Curso de Graduação assim concebido, como Curso de Geógrafo, devidamente credenciado pelo Conselho Universitário da UFRJ, tem em vista o preparo de seus alunos como geógrafos profissionais. Por essa razão, ênfase especial é dada aos trabalhos práticos (de gabinete e de laboratório), em seminários e discussões, bem como em atividades de campo. A segunda fase do ciclo profissional, além de uma atualização sobre as tendências modernas da Geografia (Geografia Teórica e Geografia Aplicada), oferece ao futuro geógrafo cursos especiais em Geografia Física, Geografia Humana, Geografia do Brasil, além de Estudos Regionais, Fotointerpretação e dois cursos de prática de pesquisa em Geografia Humana e em Geografia Física.

site: Geografia


GEOLOGIA

O Instituto de Geociências, através do Departamento de Geologia, forma o Bacharel em Geologia, e, no âmbito de pós-graduação stricto sensu, o Mestre (M.Sc.) e o Doutor (D.Sc.) em Ciências / Geologia, através do Programa de Pós-graduação em Geologia. No âmbito da graduação, o Departamento de Geologia oferece uma formação profissional ampla para atuar em quaisquer regiões do país ou em quaisquer atividades de competência do profissional Geólogo; assim, não considera adequada a imposição de uma habilitação específica ao diploma conferido aos seus graduandos em Geologia, em nenhuma de suas áreas (setores) de conhecimento enfocadas.

site: Geologia


LICENCIATURAS

As unidades do CCMN oferecem os cursos de Licenciatura em Matemática (diurno e noturno), Licenciatura em Física (noturno), Licenciatura em Química (noturno) e Licenciatura em Geografia (noturno). Os cursos de Licenciatura visam a formação de professores para a educação básica.
Todos eles envolvem a participação da Faculdade de Educação, que é, de forma geral, responsável pelas disciplinas de conteúdo pedagógico; do Colégio de Aplicação(CAp), onde são realizados alguns dos estágios supervisionados; e de pelo menos uma Unidade específica.

site: Matemática, Física, Química, Geografia


MATEMÁTICA

Instituto de Matemática da UFRJ (IM-UFRJ) mantém 5 cursos de graduação e 4 programas de pós-graduação e tem por objetivo ministrar o ensino e coordenar a pesquisa em matemática na UFRJ, atendendo em média a 16.000 inscrições em disciplinas por ano.

site: Matemática


METEOROLOGIA

O Departamento de Meteorologia do Instituto de Geociências do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), é responsável, diretamente pelo curso de formação de meteorologistas em nível de graduação e de diversos cursos de pós-graduação (Aperfeiçoamento e Especialização) e em cooperação com a COPPE-UFRJ pelos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Atmosféricas em Engenharia.

site: Meteorologia


NANOTECNOLOGIA

Sobre o Curso
A UFRJ dispõe de uma condição privilegiada, compartilhada por poucas instituições de ensino superior no Brasil, no que se refere à abrangência e qualidade de linhas de pesquisa em Nanociência e Nanotecnologia. Hoje, realiza-se pesquisa básica e aplicada em Nanociência e Nanotecnologia em diversas unidades da UFRJ. Desta forma, surgiu a proposta, pioneira no Brasil, de um curso de graduação em Nanotecnologia.

O curso de graduação em Nanotecnologia é um curso de nível superior com 4 anos de duração, proposto por iniciativa de quatro unidades da UFRJ: Instituto de Física (IF), Escola Politécnica (Poli), Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) e Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano (IMA).

A finalidade do curso é formar profissionais com uma base sólida em Física, Matemática, Química e Biologia e com conhecimentos específicos em Nanotecnologia em 3 opções de Ênfase: Física, Materiais e Bionanotecnologia. Tal perfil de profissional será extremamente atraente para as empresas que atuam na área de Nanotecnologia, nas suas diversas vertentes. Além disso, o conhecimento adquirido será suficientemente profundo para que o estudante possa, se assim desejar, ingressar em uma dessas três grandes áreas de pós-graduação e pesquisa da Nanociência e Nanotecnologia: Física, Materiais e Bionanotecnologia.

site: Nanotecnologia


QUÍMICA

O Instituto de Química, desde 1972, forma profissionais que se destacam em vários setores da indústria e no mundo acadêmico. Sempre atento ao dinamismo do mercado de trabalho, a partir de 1990, foi realizada uma reforma curricular que foi amplamente discutida por cinco anos com a comunidade acadêmica desta Instituição. Desde então o currículo ficou assim estruturado.

site: Química

Brasil - Rio de Janeiro - UFRJ - Decania do CCMN - Avenida Athos da Silveira Ramos