História

Com a aprovação do Plano de Reestruturação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, através do Decreto nº 60.455-A, de 13 de março de 1967, publicado no DOU de 13 de abril de 1967, foram criados os Centros Universitários (Artigo 25), sendo um deles o Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza.

“Art. 25. São constituídos, com base nas áreas de conhecimento relacionadas no Título II da Parte I, os seguintes Centros Universitários:

I – Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza; II – Centro de Letras e Artes; III – Centro de Filosofia e Ciências Humanas; IV – Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas; V – Centro de Ciências Médicas; VI – Centro de Tecnologia.”

O Estatuto da Universidade, aprovado pelo Decreto nº 66.536, de 6 de maio de 1970, publicado no DOU de 12 de maio de 1970, em seu Artigo 44, estabelece:

“Art. 44 O Centro Universitário é dirigido por um Decano, escolhido pelo Conselho de Coordenação, preferentemente, entre os Professores Titulares das Unidades Universitárias integrantes do Centro e nomeado pelo Reitor, com mandato improrrogável de 4 (quatro) anos.

§ 1º O Decano é substituído, nas suas faltas e impedimentos, pelo membro do Conselho de Coordenação mais antigo na classe de maior nível do magistério canadian pharm 365 .”