Nota de Pesar – Professora Ana Maria Lima Daou

PorDecania

Nota de Pesar – Professora Ana Maria Lima Daou

Com imenso pesar, o Centro de Ciências Matemáticas (CCMN) lamenta profundamente o falecimento da geógrafa e antropóloga Ana Maria de Lima Daou, ex-aluna do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e estimada Professora Titular do Departamento de Geografia da UFRJ.

Ana Daou deixou um legado acadêmico exemplar. Defendeu sua dissertação, “Políticas de Estado e Organização Social Camponesa: o caso de Sobradinho – Rio São Francisco, Bahia”, em 1989, sob a orientação de Lygia Sigaud, participando de importantes projetos de pesquisa sobre campesinato, reassentamento forçado e grandes projetos de desenvolvimento. Em 1998, concluiu seu doutorado com a tese “A cidade, o teatro e o ‘Paiz das seringueiras’: práticas e representações da sociedade amazonense na virada do século XIX”, orientada por João Pacheco de Oliveira, resultando na publicação de dois livros que lançaram novas luzes sobre a história de Manaus durante o auge da extração da borracha.

Dedicada e inovadora, Ana Daou contribuiu intensamente para a vida universitária, tanto no Departamento quanto na Pós-graduação em Geografia, abrangendo as áreas de Antropologia, Geografia Humana e História. Sua atuação se estendeu para os cursos de graduação e pós-graduação e outras unidades da UFRJ, além de importantes funções administrativas. Era uma professora de extrema dedicação, com sólida formação, raro senso de humor e criatividade, que formou e inspirou muitos alunos, hoje docentes na UFRJ e outras instituições de ensino, incluindo a educação básica.

Em suas pesquisas, Ana trouxe relevantes discussões sobre a formação em Geografia e a história da disciplina, enriquecendo a literatura acadêmica com artigos e capítulos de livros.

Neste momento de profunda tristeza, expressamos nossa solidariedade aos familiares e amigos de Ana Daou. Sua ausência será profundamente sentida por todos nós que tivemos o privilégio de conviver e aprender com ela.

Com saudade e respeito,

Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza