Projeto VOOs …

O VOOS é o primeiro projeto ligado ao Laboratório de Representação Científica da UFRJ (LaRC) que tem como objetivo compartilhar conhecimento visando proporcionar um mundo melhor por meio da educação, pesquisa, extensão e inovação. A equipe que compõe o LaRC é formada por profissionais oriundos de diferentes áreas do conhecimento promovendo a transdisciplinaridade.

https://www.instagram.com/larc.ufrj/

Como sabemos, a UFRJ está compartimentada em diferentes campi, cada um com sua particularidade e diferentes fauna e flora. Por exemplo há registros de mais 200 aves, visitantes e moradoras, que circulam no campus da Ilha do Fundão. Já no Observatório do Valongo esse número é 39. Para efeito de comparação, no estado do Rio de Janeiro são cerca de 700 aves e em toda Europa cerca de 800 aves registradas.

O projeto VOOS pretende apresentar, representar e instigar as pessoas a conhecerem o ambiente que as cerca através de material especialmente produzido para essa finalidade. São criações científicas-lúdicas-artísticas, acionando linguagens variadas (textos, desenhos, pinturas, fotografias, xilogravuras, animações, objetos…). Todo material produzido será publicado ou publicitado em diferentes plataformas (produtos, impressos, vídeos, sites, mídias sociais…).

A divulgação e propagação dessas informações tem o objetivo de despertar no público em geral — frequentadores habituais ou visitantes eventuais — o interesse em se aproximar dessa diversidade de espécies que coabitam essas regiões.

Para submeter sua contribuição para o projeto, clique aqui.