ATIVIDA

O Projeto

O ATIVIDA foi concebido com o objetivo de melhorar a qualidade das atividades laborais no âmbito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mas não restrita exclusivamente à UFRJ. Ele foi apresentado à Pró-Reitoria de Pessoal da UFRJ no ano de 2005, e obteve a sua aprovação no mesmo ano.

As atividades propostas pelo ATIVIDA para consecução dos seus objetivos compreendem:

– Assistência Fisioterápica e terapia psicomotora.

– Prevenção terapêutica das patologias ocupacionais e de outras alterações advindas do estresse diário (profissional, familiar e social).

O projeto piloto teve início no Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS) do PENO/COPPE/UFRJ no ano de 2005. O sucesso do projeto chamou a atenção das demais unidades do Centro de Tecnologia (CT-UFRJ) e, neste novo contexto, um público bem maior passou a ser atendido. Como consequência direta, houve uma expansão das técnicas empreendidas pelo ATIVIDA devido à demanda e ao volume de pessoas atendidas.

O processo de expansão, isto é, o aumento do público atendido, tanto interno como externo à UFRJ, gerou a formação de parcerias com várias unidades da Instituição; por exemplo: Instituto de Doenças do Tórax, Decania do CT, COPPE, Escola Politécnica (POLI), Instituto de Química (IQ), Superest, Procuradoria Geral da União, CCMN e Fundação COPPETEC. As parcerias aqui citadas possibilitaram a aquisição de aparelhos, mobiliário e contratação de fisioterapeutas. Cabe frisar que todos os atendimentos realizados pelo ATIVIDA sempre foram totalmente gratuitos.

Foi aprovado em julho de 2010 como um Projeto de Extensão, ficando instalado nas dependências da Decania do CT/UFRJ até o início de julho de 2018.

Desde 11 de julho de 2018 o ATIVIDA passou a funcionar no prédio da Decania do CCMN, ocupando duas salas para atendimento ao corpo social do Centro, desenvolvendo as atividades por meio de lista de espera, conforme a gravidade e urgência de cada caso.

Atividades realizadas

Na prevenção e melhoraria da qualidade de vida e saúde são disponibilizadas as seguintes especialidades:

– Programa de verificação de sinais vitais e quadro clínico com posterior encaminhamento, caso necessário, à emergência ou  ao especialista médico;

– Assistência fisioterapêutica em ortopedia, reumatologia, desportiva, neurologia, cardiorrespiratória, pré e pós-operatório em diversas especialidades, traumato-ortopédica, avaliação ergonômica com intervenções nas áreas de trabalho e mobiliário, assistência durante e após atividades esportivas internas e tratamento das lesões, com prescrição terapêutica domiciliar;

– Terapia psicomotora – técnicas de relaxamento, consciência corporal e administração de conflitos que promovam alterações psicofísicas;

– Ações de promoção e educação em saúde e qualidade de vida itinerantes por solicitação de unidades interessadas;

– Assistência de educador físico – blitz posturais, ginástica laboral, circuitos funcionais; – Assistência de terapeuta corporal – Atividades relaxantes breves em cadeira de quick massagem, reflexologia e massoterapia.

Resultados obtidos

Até 2018:

O Programa cumpriu seu principal objetivo, em mais de dez anos de atividades, de proporcionar ao usuário um local de tratamento de rápida locomoção onde são aplicadas técnicas específicas para recuperação, com número de sessões reduzidas, o que diminui o absenteísmo e promove breve retorno as suas atividades profissionais e principalmente com baixo custo benefício.

O número de usuários registrados (com prontuários), no primeiro ano, foram 45, chegando a aproximadamente 600 até 2018.  O nível de satisfação gira em torno de noventa por cento e periodicamente são acrescentadas novas e atualizadas técnicas terapêuticas.

O ano de 2019 no CCMN:

Realizamos um total de 1.623 consultas e 3.700 procedimentos nas seguintes especificações:

– Avaliação clínica; 

– Atendimentos de urgência; 

– Termoterapia;

– Técnicas Manuais em segmentos corporais;

– Eletrotermofototerapia;

– Kinesio taping;

– Aferição de sinais vitais;

– Pilates;

– Técnicas Psicomotoras.