Pós-graduação

A pós-graduação é a atmosfera ideal para um estudante aprimorar seus passos acadêmicos e científicos, visando aperfeiçoar sua caminhada rumo a um futuro de harmonia, de sucesso e de reconhecimento. A pós-graduação possui o anteparo ideal para que ele desenvolva relacionamentos cooperativos, aguce a curiosidade científica, descubra e estabeleça vínculos perenes com novos conhecimentos, novas técnicas, novas metodologias, novas soluções teóricas e tecnológicas, e interaja inteligentemente com o novo mundo. É no ambiente de uma pós-graduação, com seus tutores e pesquisadores, com seus colegas de diversos matizes culturais e sociais, com as bibliotecas e os laboratórios, com as salas de aula e de estudos dedicadas ao repto de pensar holisticamente visando encontrar novas soluções simultaneamente flexíveis e profundas, que o estudante tem a pujante oportunidade de edificar o rigor científico e de consolidar a visão dilatada a novas ideias, dois atributos indubitavelmente fundamentais para que ele se torne um fúlgido e criativo solucionador de problemas. A pós-graduação ensina a saber solucionar problemas e isto é a cardial aptidão para enfrentar os grandes embates, teóricos e pragmáticos, que povoam a vida pessoal e profissional. Ser um solucionador de problemas é, substancialmente, contribuir para o desenvolvimento da humanidade.

As pós-graduações do CCMN proporcionam precisamente este contexto acadêmico e científico que é, por excelência, inovador e incentivador, plural e aprimorado, desafiante e flexível, rigoroso e cooperativo. Neste escopo, o estudante de pós-graduação do CMMN exercita o fortalecimento do caráter investigativo e erige a habilidade do fazer florescer o raciocínio criativo, crítico, original, diversificado e adaptável para resolver problemas inéditos e/ou aprimorar soluções para problemas existentes. De fato, a excelência do CCMN, amplamente reconhecida e admirada através de seus cursos de pós-graduação, de graduação e de extensão, assevera aos seus estudantes uma formação sólida, eficaz e contundente, ladeada por um ambiente de inovação e de primazia pelos princípios da cordialidade, da ética, da compreensão, da solidariedade, do diálogo e do respeito mútuo. Estes predicados corroboram para tornar o atual estudante de pós-graduação do CCMN em uma pessoa polifacetada e hábil, capaz de responder sabiamente, através de seus atributos científicos e pessoais, aos desafios futuros, estejam eles no âmbito pessoal ou no profissional. Este estudante de hoje será o profissional de amanhã que dominará, com rigor e maestria, os conhecimentos necessários para aplicar, concomitantemente, raciocínios altipotentes e habilidades estratégicas, na resolução de problemas teóricos e práticos.

A UFRJ rege os seus cursos de pós-graduação e a política acadêmica a eles relacionada através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PR2. As articulações da Decania do CCMN com a PR2, bem como o acompanhamento dos cursos de pós-graduação do CCMN, são de responsabilidade da Coordenação de Integração Acadêmica de Pós-Graduação, com forte apoio administrativo da Seção de Ensino.

O CCMN possui 19 programas de pós-graduação stricto sensu, abaixo listados com as vigentes avaliações quadrienais (2017) da CAPES e os ponteiros para os sites correspondentes:

Astronomia

Programa de Pós-graduação em Astronomia – ProAstro
Mestrado e Doutorado conceito: 4

Física

Programa de Pós-graduação em Física
Mestrado e Doutorado conceito: 7

Ensino de Física

Mestrado Profissional em Ensino de Física
Mestrado Profissional conceito: 5

Física Aplicada

Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Física Aplicada
Mestrado conceito: 4

Geografia

Programa de Pós-graduação em Geografia
Mestrado e Doutorado conceito: 7

Geologia

Programa de Pós-graduação em Geologia
Mestrado e Doutorado conceito: 5

Meteorologia

Programa de Pós-graduação em Meteorologia
Mestrado e Doutorado conceito: 4

História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia

Programa de Pós-graduação História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia
Mestrado conceito: 3 e Doutorado conceito: 2

Matemática

Programa de Pós-graduação em Matemática
Mestrado e Doutorado conceito: 7

Ensino de Matemática

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (Pemat)
Mestrado e Doutorado conceito: 4

Estatística

Programa de Pós-graduação em Estatística
Mestrado e Doutorado conceito: 4

Informática

Programa de Pós-graduação em Informática
Mestrado e Doutorado conceito: 4

Profmat

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional da UFRJ (Profmat)
Mestrado Profissional conceito: 5

Química

Programa de Pós-graduação em Química
Mestrado e Doutorado conceito: 6

Bioquímica

Programa de Pós-graduação em Bioquímica
Mestrado e Doutorado conceito: 6

Ciência de Alimentos

Programa de Pós-graduação em Ciência de Alimentos
Mestrado e Doutorado conceito: 5

PEQui – Ensino de Química

Programa de Pós-graduação em Ensino de Química do Instituto de Química (PEQui)
Mestrado Profissional conceito: 3

PROFQUI

Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI)
Mestrado Profissional conceito: 4

PRH20.1

Programa Químico de Petróleo e Biocombustíveis – PRH 20.1

Pós-graduação lato sensu

Os cursos de pós-graduação lato sensu na UFRJ estão abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos de nível superior, desde que reconhecidos pelo Ministério da Educação. Eles são os cursos de especialização que atendam às exigências da UFRJ e do Ministério da Educação e Cultura. Esses cursos conferem certificado de conclusão, mas não diploma ou grau acadêmico. Ainda que a oferta destes cursos não seja obrigatória, o CCMN oferece atualmente 7 (sete) cursos de pós-graduação lato sensu abaixo listados com os links para os sites correspondentes:

CursoPós-graduação lato sensu
Instituto de MatemáticaEspecialização em atuária
Instituto de MatemáticaEspecialização em Ciência de Dados
Instituto de MatemáticaEspecialização para Professores de Matemática
Instituto de QuímicaEspecialização em Ensino de Química
Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas ComputacionaisGerência de Redes de Computadores e Tecnologia Internet (MOT-CN)
Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas ComputacionaisGerência de Segurança da Informação (MSI)
Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas ComputacionaisGerência e desenvolvimento de Sistemas de Informação baseados na Internet (IS Expert)