Arquivo de categoria Eventos

PorDecania

Interação Social em Ambientes Imersivos

Estamos testemunhando uma transformação marcante na forma como a tecnologia molda nossa vida social. O que se originou com a Internet, as mídias sociais e os smartphones agora está evoluindo para tecnologias imersivas. Embora as tecnologias imersivas tenham começado como experiências para um único usuário, elas agora estão se transformando em ambientes ricos e multiusuários, criando novas oportunidades de interação social, corporificação e experiências compartilhadas. Nesta palestra, exploraremos como os ambientes imersivos influenciam a conexão humana, os desafios da corporificação, as formas de interação entre os domínios digital e físico na VR baseada em localização e as novas possibilidades que esses espaços abrem para o aprendizado e a pesquisa em ciências sociais.

O Prof. Dr. Ing. Matthias Wölfel é diretor do Institute for Intelligent Interaction and Immersive Experience, Professor de “Interfaces de Usuário Intuitivas e Perceptivas” na Faculty of Computer Science and Business Information Systems desde 2018, e associado à Faculty of Business, Economics and Social Sciences da University of Hohenheim. Seus interesses de pesquisa incluem design de interação, interação humano-computador e humano-computador-humano, inteligência artificial, realidade aumentada e virtual, bem como cultura digital. O Dr. Wölfel é o autor do livro Immersive Virtuelle Realität, publicado pela Springer em 2023. Ele trabalhou no ZKM|Center for Art and Media, em Karlsruhe, e é fundador e CEO da ColorfulBit, um estúdio premiado para novas mídias e tecnologias inovadoras (prêmios incluem o “IKT Innovativ” do Ministério de Economia e Tecnologia em 2013 e o “Innovationspreis-IT” na categoria Entretenimento/3D em 2014.

Prof. Dr. Ing. Matthias Wölfel

Karlsruhe University of Applied Sciences
University of Hohenheim
ColorfulBit

Horário: Segunda-feira, 21 de outubro de 2024, 10:00h

Local: Salão Nobre da Decania do CCMN

PorDecania

7th International Congress of Language, Linguistic, and Technology

TechLING is an international congress dedicated to exploring the emerging synergies between languages, linguistics, arts, data, and computational technologies within the innovative field of Digital Humanities. Since 2016, the event has brought together faculty members, researchers, postdoctoral fellows, doctoral candidates, language teachers, translators, interpreters, and entrepreneurs interested in linguistic issues, among others.

We invite researchers and students to submit papers in English as a PDF file formatted according to this template:
https://drive.google.com/file/d/1VLDQ4MSA6uZsley6cJ4x1dLDP_6qedpq


There are two types of submissions: (i) full papers and (ii) short papers (i.e., extended abstracts).

  *   Full papers reporting work with solid results, consisting of 10 to 15 pages (including references).
  *   Short papers reporting ongoing work or position papers, comprising 6 to 9 pages (including references)

Both full and short papers will be presented orally in plenary sessions. Papers must be submitted through CMT3 using the following URL: https://cmt3.research.microsoft.com/techling2024


Important Dates


Publication


At least one author of an accepted paper must register and attend the conference to carry out the presentation.
All accepted papers will be published as a book in an indexed publication.
The two best papers from each track will be invited to submit an extended version to be evaluated for publication in the International Journal H2D.


Topics of Interest


Papers submitted to the event should address topics related to Linguistic, Humanities, and Technologies, such as:

Track 1: Digital technologies and education
Track 2: Language and Society
Track 3: Emerging technologies and sustainability
Track 4: Digital Arts
Track 5: Digital technologies in healthcare
Track 6: Workshop of Theses and Dissertation

The workshop encourages the exchange of innovative ideas and research methods, promoting an environment that nurtures academic and professional development. The goal is to connect graduate students with faculty, providing constructive feedback and academic networking opportunities.

Participants have the chance to explore and exchange knowledge about research methods and tools. During the workshop, the students present their theses and dissertations. These moments allow participants not only to showcase their findings but also to receive valuable guidance on how to improve their research. Through this dynamic, the workshop seeks to foster a collaborative community of scholars committed to the integration of humanities and technology, thus contributing to significant advancements in the field.

PorDiego Ferreira Santos

No dia 21/09, a Comissão Própria de Avaliação da UFRJ se Reúne em Evento no Salão Nobre do CCMN.

O objetivo do evento é apresentar a evolução dos trabalhos da CPA-UFRJ e mostrar a importância do relatório produzido pela Comissão no processo… de gestão da UFRJ. A importância do relatório CPA para Decanias e Unidades será discutida.

Confira a programação do evento abaixo:

Programação da CPA UFRJ 2022
PorDiego Ferreira Santos

Professor da UFRGS fala sobre os desafios da AaD (Aprendizagem a Distância).

No dia 14 de abril, o professor José Valdeni de Lima da UFRGS fala sobre os desafios do AaD (Aprendizagem a Distância) e os seus impactos no ensino…

Transmissão pelo canal do CCMN: youtube.com/c/CCMNUFRJ

Novas Tecnologias para AaD (Aprendizagem a Distância)

A automatização da Inteligência (Aprendizagem de Máquina) impactou tanto a profissão de professor quanto outrora as máquinas na mão-de-obra braçal. Hoje um professor experiente consegue prever o diálogo personalizado com a maioria de seus alunos em função das dificuldades identificadas em suas disciplinas.

Os motores de busca, como o Google, evitam a leitura de dezenas, talvez centenas, de textos para encontrar um assunto específico. Vejam a Tese do Dr. Jorge Nazareno pelo PPGIE-UFRGS. Uma das grandes consequências do uso destas tecnologias no Processo de Ensino é promover uma aprendizagem com mais Autonomia e no Ritmo do aluno. Isto já está colocando a modalidade de Ensino a Distância (EaD) ainda mais em evidência. Os alunos mais inteligentes poderão fazer suas graduações na modalidade EaD com os professores mais inteligentes e preparados. E os Hiperdocumentos (verdadeiros Recursos de Aprendizagem), projetados didaticamente pelos grandes professores, farão a diferença.

Não tenho dúvidas. Alguns experimentos nas Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado (quase uma centena) que tenho orientado, principalmente aquelas na área da Informática na Educação, têm mostrado fortes indícios que as disciplinas na modalidade EaD (Ensino a Distância) têm permitido aumentar o número de aprovados com o aumento da média do desempenho dos alunos.

Sobre o Palestrante

O Prof. José Valdeni de Lima é mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1981). Doutor em Informática pela Université Joseph Fourier – Grenoble I – França (1990). Cofundador do Curso de Doutorado em Informática na Educação (1983-1995). Estuda Teorias de Aprendizagem há 25 anos, Avaliação pela Web há 17 anos e Trajetórias de Aprendizagem há 15 anos. Conduziu vários projetos de pesquisa relacionados à aprendizagem humana (especialmente educação baseada em Hiperdocumentos), Trajetórias de Aprendizagem e Avaliação de Aprendizagem pela Web. Além disso, é um apaixonado por uma Educação com muita Tecnologia por convicção que seu potencial pode economizar tempo e facilitar o crescimento do conhecimento humano. Atualmente, ocupa o cargo de Professor Titular Convidado do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) e atuando como Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação – PPGIE da UFRGS. Foi membro do Conselho Universitário por 2 mandatos, Diretor do CINTED, Vice-Presidente da Câmara de Pesquisa, Chefe de Departamento, Participou da Coordenação do PPGIE por oito anos (coordenador e vice-coordenador), participou da Comissão de Pós-Graduação do PPGIE por mais de 10 anos, coordenou dois DINTERs (IFRJ, UFMA – UEMA) e é autor de vários trabalhos científicos.

PorDiego Ferreira Santos

Aula Magna – Primeiro Período Letivo de 2022.

A reitora e o vice-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, têm a honra de convidar V. S.ª para a Aula Magna do primeiro período letivo de 2022..

CONVITE

A reitora e o vice-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora Denise Pires de Carvalho e professor Carlos Frederico Leão Rocha, têm a honra de convidar V. S.ª para a Aula Magna do primeiro períodoletivo de 2022, ‘‘Inovação em saúde e pandemia: o papel da ciência e tecnologia no SUS’’, proferida pela presidente da Fundação Oswaldo Cruz e Professora Honoris Causa da UFRJ, Nísia Trindade, a realizar-se no dia 4 de abril de 2022, segunda-feira, às 10 horas, no Auditório Roxinho, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza.

Transmissão pelo Canal WebTVUFRJ no YouTube:


Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza – Avenida Athos da Silveira Ramos, 274 – Cidade Universitária – Rio de Janeiro – RJ


PorDiego Ferreira Santos

LaRC convida a todos a participarem do projeto VOOs.

O VOOS tem como objetivo divulgar a biodiversidade dos Campi da UFRJ através de criações científicas, lúdicas e artísticas.

PorÉlton Carneiro Marinho

1ª MOVIP

O Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da Universidade Federal do Rio de Janeiro, CCMN-UFRJ, realizará entre os dias 28 de abril e 18 de junho de 2021 a “1ª Mostra Virtual de Projetos – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o desenvolvimento dos territórios”.
O evento é voltado para os três setores da sociedade: governos, empresas e terceiro setor e tem como objetivos incentivar a proposição de novas iniciativas e divulgar conhecimentos acerca dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (17 ODS), os indicadores dos ODS nos municípios e as boas práticas inovadoras e promotoras do desenvolvimento nos municípios de Duque de Caxias, Rio de Janeiro e Macaé .
Os projetos inscritos comporão o Banco de Boas Práticas com a finalidade de divulgação, troca de saberes e apoios. As inscrições de projetos serão de 03 a 22 de maio de 2021.

– O objetivo do 1° MOVIP ODS é divulgar os 17 ODS para sociedade e as instituições a fim de apontar caminhos para a proposição e implementação de projetos de forma a promover o desenvolvimento sustentável em toda sua amplitude; Incentivar a proposição de novas iniciativas, além disso, divulgar conhecimentos acerca dos 17 ODS, os indicadores dos ODS nos municípios e as boas práticas inovadoras e promotoras do desenvolvimento nos municípios de Duque de Caxias, Rio de Janeiro e Macaé.
– Público-alvo: integrantes do primeiro setor (comunidade acadêmica da UFRJ e demais instituições das três esferas governamentais), integrantes do segundo setor (empresas de capital privado) e integrantes do terceiro setor (instituições de direito privado, sem fins lucrativos, e que buscam, dentro de suas finalidades, o alcance do bem-estar social. Os projetos enviados para mostra devem ser voltados para os territórios dos municípios-alvo da Mostra de Projetos: Duque de Caxias, Rio de Janeiro e Macaé.

  • Atividades principais: Sensibilização dos setores da sociedade para o alcance dos 17 ODS da Agenda 2030 por meio da divulgação do evento e chamada de apresentação de projetos; palestra pré-evento sobre os 17 ODS; realização de palestras e mesas-redondas no evento da mostra de projetos; apresentação, durante o evento, de alguns dos projetos inscritos (3 ou 4 por município); ampla divulgação do Banco de Projetos (UFRJ) durante o evento.
  • Todas as informações sobre o evento 1ª MOVIP ODS podem ser obtidas por meio do site do evento: http://agenda2030.ccmn.ufrj.br.