Museus

Museus de Ciência contribuem para o diálogo com a sociedade, o desenvolvimento do pensamento crítico e aproximação das relações entre a universidade e a sociedade. Algumas iniciativas de profissionais, atentos em preservar o patrimônio histórico-científico para futuras gerações, resultaram na criação dos museus de ciência que integram o Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza – CCMN.

Conheça nossos museus:

Museu da Computação da UFRJ

O antigo Núcleo de Computação Eletrônica (hoje, Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais) teve participação ativa no esforço nacional de construção de competências técnicas e conformação de uma indústria brasileira de informática.

O Museu da Computação da UFRJ busca resgatar a memória institucional e preservar uma história de pioneirismo e inovação, apresentando artefatos tecnológicos construídos dentro dos laboratórios de pesquisa em um período em que o país, e, em especial a UFRJ, mostrou sua capacidade de desenvolvimento tecnológico.

Mais do que apresentar peças, o Museu quer mostrar a história da construção de uma identidade nacional na área de Computação e expor os frutos do conhecimento que foi produzido na UFRJ. Os artefatos, oriundos das décadas de 1970, 1980 e 1990, compõem seu acervo.

Marcação de visitas: museucomp@nce.ufrj.br

Museu da Geodiversidade – MGeo

Reúne cerca de vinte mil exemplares classificados nas seguintes coleções: Coleção de Minerais;  Coleção de Rochas; Coleção de Fósseis; Coleção de Icnofósseis; Coleção Didática; Coleção de Reconstituições; Coleção Arqueológica; Coleção Histórico-Científica.

Apresenta ações educativas de divulgação das Geociências, despertando o interesse da sociedade e promovendo o debate acerca de questões universais que afetam a humanidade e o planeta como um todo. Além de possuir um circuito expositivo com cerca de 600m2, onde são montadas exposições de longa duração, o Museu estabelece parcerias com outras instituições e organiza mostras temporárias no Centro de Estudos de Mudanças Ambientais – CEMA.

Localizado na Av. Athos da Silveira Ramos 274, Bloco F, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro.

Funcionamento: de segunda a sexta, de 9h às 17h, sendo quarta até 20h. Entrada franca.

Agendamento de visitas: visitasmgeo@ufrj.br

Horário reservado para pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais.

Museu da Química Professor Athos da Silveira Ramos

Um dos mais antigos projetos de extensão universitária do Instituto de Química da UFRJ. O acervo do Museu é apresentado em eventos, em exposições itinerantes e em locais em públicos com o propósito de divulgar a trajetória da Ciência e da Química em nosso país.

Apresenta atividades com experimentos de Química e de Física com materiais antigos e modernos, e uma montagem de Tabela Periódica contendo cerca de 50 elementos (entre metais e não-metais), despertando o interesse dos participantes e capacitando os professores para realizarem experimentos com suas turmas.

Localizado na Av. Athos da Silveira Ramos, nº 149, 7º andar Bloco A do Centro de Tecnologia da UFRJ, na Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

Informações adicionais: telefone: (21) 3938-7555 ou  e-mail: julio@iq.ufrj.br.

Museu do Observatório do Valongo

O acervo do Observatório do Valongo/UFRJ retrata a história do Instituto: a sua fundação no Morro de Santo Antônio, a instalação do curso ainda na Faculdade de Filosofia – Universidade do Brasil – sua transferência para o morro da Conceição. Nosso acervo retrata também o desenvolvimento do Valongo e do curso de graduação em Astronomia, o mais antigo do Brasil, com a compra dos instrumentos e livros que foram adquiridos ao longo dos anos, de forma a complementar a formação dos alunos da graduação em Astronomia. O acervo conta com instrumentos científicos que foram construídos entre 1880 e 1920, fotos e documentos desde a criação do Observatório da Escola Politécnica, predecessor do atual OV, em 1881. 

Localizado na Ladeira Pedro Antônio, 43, no morro da Conceição, Saúde, pode ser visitado de segunda a sexta de 11h as 16h. As quartas-feiras há observação do céu noturno em nossas cúpulas. Escolas devem agendar.

Informações adicionais: e-mail: mello@astro.ufrj.br

Museu Virtual do Instituto de Física

Reúne Coleções de Ciência e Tecnologia do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como subsídio para a pesquisa e construção da história e memória do ensino de física no Brasil. A partir de um  ambiente virtual permite o acesso a biografia docente, documentos administrativos, relatórios de pesquisa, mobiliário, fotografias e instrumentos científicos, com o objetivo de salvaguardar a memória do IF/UFRJ.

Informações adicionais: e-mail ifbib@if.ufrj.br

Laboratório Didático do Instituto de Física da UFRJ (LADIF)

O LADIF é o museu interativo da Física e recebe o público para um circuito de realização de experimentos e observação de fenômenos de todas as áreas da física. Criado em 1988 com o objetivo de colaborar com o letramento científico da população e em especial de estudantes e professores do ensino fundamental e médio, realiza ações junto às escolas e participa de eventos de divulgação científica e extensão universitária.Junto com seus mediadores, técnicos e professores, o LADIF tem criado a cada ano novos experimentos para o acervo, visando oferecer aos visitantes, além dos experimentos tradicionais sobre as áreas básicas da física, também demonstrações sobre as tecnologias que nos cercam nos dias hoje.

Assim, temos experimentos recentes sobre o funcionamento das telas de celular, sobre as imagens 3D do cinema, sobre fibras óticas, supercondutores e etc.

O acervo conta com mais de 180 experimentos e uma biblioteca de vídeos que podem ser acessados pelo site: ladif.if.ufrj.br

O LADIF tem produzido conteúdo digital para as mídias sociais visando envolver o público também de forma virtual:

Email para contato: ladif@if.ufrj.br