Professor da UFRGS fala sobre os desafios da AaD (Aprendizagem a Distância).

PorDiego Ferreira Santos

Professor da UFRGS fala sobre os desafios da AaD (Aprendizagem a Distância).

No dia 14 de abril, o professor José Valdeni de Lima da UFRGS fala sobre os desafios do AaD (Aprendizagem a Distância) e os seus impactos no ensino…

Transmissão pelo canal do CCMN: youtube.com/c/CCMNUFRJ

Novas Tecnologias para AaD (Aprendizagem a Distância)

A automatização da Inteligência (Aprendizagem de Máquina) impactou tanto a profissão de professor quanto outrora as máquinas na mão-de-obra braçal. Hoje um professor experiente consegue prever o diálogo personalizado com a maioria de seus alunos em função das dificuldades identificadas em suas disciplinas.

Os motores de busca, como o Google, evitam a leitura de dezenas, talvez centenas, de textos para encontrar um assunto específico. Vejam a Tese do Dr. Jorge Nazareno pelo PPGIE-UFRGS. Uma das grandes consequências do uso destas tecnologias no Processo de Ensino é promover uma aprendizagem com mais Autonomia e no Ritmo do aluno. Isto já está colocando a modalidade de Ensino a Distância (EaD) ainda mais em evidência. Os alunos mais inteligentes poderão fazer suas graduações na modalidade EaD com os professores mais inteligentes e preparados. E os Hiperdocumentos (verdadeiros Recursos de Aprendizagem), projetados didaticamente pelos grandes professores, farão a diferença.

Não tenho dúvidas. Alguns experimentos nas Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado (quase uma centena) que tenho orientado, principalmente aquelas na área da Informática na Educação, têm mostrado fortes indícios que as disciplinas na modalidade EaD (Ensino a Distância) têm permitido aumentar o número de aprovados com o aumento da média do desempenho dos alunos.

Sobre o Palestrante

O Prof. José Valdeni de Lima é mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1981). Doutor em Informática pela Université Joseph Fourier – Grenoble I – França (1990). Cofundador do Curso de Doutorado em Informática na Educação (1983-1995). Estuda Teorias de Aprendizagem há 25 anos, Avaliação pela Web há 17 anos e Trajetórias de Aprendizagem há 15 anos. Conduziu vários projetos de pesquisa relacionados à aprendizagem humana (especialmente educação baseada em Hiperdocumentos), Trajetórias de Aprendizagem e Avaliação de Aprendizagem pela Web. Além disso, é um apaixonado por uma Educação com muita Tecnologia por convicção que seu potencial pode economizar tempo e facilitar o crescimento do conhecimento humano. Atualmente, ocupa o cargo de Professor Titular Convidado do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) e atuando como Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação – PPGIE da UFRGS. Foi membro do Conselho Universitário por 2 mandatos, Diretor do CINTED, Vice-Presidente da Câmara de Pesquisa, Chefe de Departamento, Participou da Coordenação do PPGIE por oito anos (coordenador e vice-coordenador), participou da Comissão de Pós-Graduação do PPGIE por mais de 10 anos, coordenou dois DINTERs (IFRJ, UFMA – UEMA) e é autor de vários trabalhos científicos.

Diego Ferreira Santos administrator